20 de abril de 2011

Rezando o Evangelho de hoje - Meditando na Quaresma - Semana Santa

.
.
Evangelho segundo S. Mateus 26,14-25.

Então um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes e disse-lhes: «Quanto me dareis, se eu vo-lo entregar?»
Eles garantiram-lhe trinta moedas de prata.
E, a partir de então, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus.
No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos foram ter com Jesus e perguntaram-lhe: «Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?»
Ele respondeu: «Ide à cidade, a casa de um certo homem e dizei-lhe: 'O Mestre manda dizer: O meu tempo está próximo; é em tua casa que quero celebrar a Páscoa com os meus discípulos.’»
Os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara e prepararam a Páscoa.
Ao cair da tarde, sentou-se à mesa com os Doze.
Enquanto comiam, disse: «Em verdade vos digo: Um de vós me há-de entregar.»
Profundamente entristecidos, começaram a perguntar-lhe, cada um por sua vez: «Porventura serei eu, Senhor?»
Ele respondeu: «O que mete comigo a mão no prato, esse me entregará. O Filho do Homem segue o seu caminho, como está escrito acerca dele; mas ai daquele por quem o Filho do Homem vai ser entregue. Seria melhor para esse homem não ter nascido!»
Judas, o traidor, tomou a palavra e perguntou: «Porventura serei eu, Mestre?» «Tu o disseste» respondeu Jesus.

Senhor,
como Judas tantas vezes nos escondemos quando nos deixamos cair nas nossas fraquezas.
Tantas vezes nos tentamos afirmar inocentes, quando sabemos bem da nossa culpa.
Tu sabes tudo, Senhor, mas és misericordioso, e basta apenas o nosso arrependimento para nos abrires os braços e nos apertares junto ao teu coração.
Ensina-nos, Senhor, a não temermos as culpas dos nossos erros, mas sim a confiarmos plenamente na tua misericórdia.
Amen.
.
.






Sem comentários: