5 de abril de 2011

Rezando o Evangelho de hoje - Meditando na Quaresma

.
.
Evangelho segundo S. João 5,1-16.

Depois disto, havia uma festa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém.
Em Jerusalém, junto à Porta das Ovelhas, há uma piscina, em hebraico chamada Betzatá. Tem cinco pórticos, e neles jaziam numerosos doentes, cegos, coxos e paralíticos.
Estava ali um homem que padecia da sua doença há trinta e oito anos.
Jesus, ao vê-lo prostrado e sabendo que já levava muito tempo assim, disse-lhe:«Queres ficar são?»
Respondeu-lhe o doente: «Senhor, não tenho ninguém que me meta na piscina quando se agita a água, pois, enquanto eu vou, algum outro desce antes de mim».
Disse-lhe Jesus: «Levanta-te, toma a tua enxerga e anda.»
E, no mesmo instante, aquele homem ficou são, agarrou na enxerga e começou a andar. Ora, aquele dia era de sábado.
Por isso os judeus diziam ao que tinha sido curado: «É sábado e não te é permitido transportar a enxerga.»
Ele respondeu-lhes: «Quem me curou é que me disse: 'Toma a tua enxerga e anda'.»
Perguntaram-lhe, então: «Quem é esse homem que te disse: 'Toma a tua enxerga e anda'?»
Mas o que tinha sido curado não sabia quem era, porque Jesus se tinha afastado da multidão ali reunida.
Mais tarde, Jesus encontrou-o no templo e disse-lhe: «Vê lá: ficaste curado. Não peques mais, para que não te suceda coisa ainda pior.»
O homem foi-se embora e comunicou aos judeus que fora Jesus quem o tinha curado.
E foi por isto, por Jesus realizar tais coisas em dia de sábado, que os judeus começaram a persegui-lo.


Senhor,
retenho esta frase da Tua Palavra: «Senhor, não tenho ninguém que me meta na piscina quando se agita a água, pois, enquanto eu vou, algum outro desce antes de mim».
Quantas vezes, Senhor, passo eu e passam tantos por aqueles que «não têm ninguém que os meta na piscina», e seguimos em frente, sem lhes dar atenção!
A Tua misericórdia é infinita e não precisa de nós para se derramar naqueles que mais precisam.
Mas a verdade, Senhor, é que Tu nos chamaste a amar os outros como a nós mesmos, porque queres precisar de nós, para testemunharmos o Teu amor.
Tem compaixão, Senhor das nossas fraquezas, do nosso egoísmo, e ensina-nos e exorta-nos cada vez mais, a ajudarmos aqueles que mais precisam «mergulhar na piscina do Teu amor.»
Amen.
.

Sem comentários: