12 de novembro de 2007

Jubilai

Ó omnipresente desejo criador, transborda os nossos apertados corações, e exulta nas nossas amedrontadas vozes e acções.

Que o júbilo do amor sem confins, todo horizonte e trajecto, deflagre nos nossos olhos. Que o seu fogo erga as nossas mãos e arrebate os nossos passos na queda e no caminho. Que o medo seja confiança sem deixar de ser susto.

Alegria clama na terra e no céu.

Pelo encontro na diferença, quão caídos ou orgulhosos, possamos de rosto em rosto acender o que tudo une.

Pelo encontro na afinidade, quão cegos de ansiedade ou engano, possamos acender de rosto em rosto o que tudo distingue sem separar.

Alegria clama na terra e no céu.

Para que todo o encontro ou embate seja escuta e procura, acolhimento e descoberta, ó deus da criação e da vida, traz a paz combativa às nossas almas, dá-nos a força amorosa para alentar e dar espaço ao que for da tua vontade seja, na diferença e confusão da nossa. Abre os nossos olhos à estranheza do outro, à beleza viva que estremece em tudo o que há e do teu amor criador provém, das plantas aos anjos e à poeira das estrelas e de todas as pessoas que à nossa vida assomam. Não nos deixes apertar tudo o que a nós vem na pequenez do nosso ego quando se fecha e apenas a si se ouve, ó deus da palavra que escuta e dá voz ao mais perdido de nós. Ouve esta voz que limitada te apela, insuficiente te clama, para que o júbilo do teu amor nos faça estremecer num cântico de louvor e ternura.

Na concórdia e na dissonância, sobre os tectos e os abismos, no fundo de todos os oceanos, no limite de todos os mundos, faz-nos voz que dá vida, acto que alimenta, corpo que abraça. E não nos deixes cair no poço seco de nós próprios, onde a própria alegria se torna melancolia e amargura, e o amor mágoa e ressentimento.

E que o teu júbilo criador seja em nós, a cada dia que passa e morre, a vida que tudo retém e devolve, no mistério do teu amor que se oculta na evidência do mundo, no estertor que permanece e estremece no escoamento de todas as coisas.

E que assim seja, ó nosso deus. Acende o teu amor em tudo o que somos e estamos.

Ámen.