1 de setembro de 2011

S. BEATRIZ DA SILVA, virgem

.
.



Memória

Filha de pais portugueses, nasceu em Ceuta (África Setentrional) por volta de 1426. Ainda jovem, veio para Campo Maior (Portugal) e daqui passou à corte de Castela em 1447 como dama de honor da Infanta D. Isabel de Portugal. Para se poder dedicar a uma vida cristã mais perfeita, retirou-se da corte para um mosteiro de Toledo, onde permaneceu mais de 30 anos. Em 1484 fundou o Instituto que mais tarde tomou o título da Imaculada Conceição de Nossa Senhora (Concepcionistas) e que foi aprovado pelo papa Inocêncio VIII em 1489. Pouco depois de fazer profissão religiosa, faleceu com fama de santidade. Foi canonizada por Paulo VI a 3 de Outubro de 1976.


Hino

Santa Beatriz ouviu
O apelo do Senhor;
Virgem fiel, atingiu
A perfeição do amor.

Pela pedra preciosa
Da graça que a seduzia,
Trocou a vida faustosa
Com que o mundo lhe sorria.

Diligente desprezou
Os palácios e a vaidade;
E toda se abandonou
À vida de santidade.

Enquanto o mundo a tomava
Por uma pobre infeliz,
Ela em Cristo realizava
O seu nome “Beatriz”.

Pobre, com fome e com frio,
No convento se escondeu
E foi, no mundo sombrio,
Uma presença do Céu.
A Deus Pai todo o louvor,
No Espírito que nos guia,
E a Jesus Salvador,
Filho da Virgem Maria.


Ant. Bened.

Santa Virgem Beatriz, esposa de Cristo, mãe e mestra de muitas virgens, que já viveis para sempre na companhia do Esposo celeste, intercedei por nós ao Senhor, para que Se digne dirigir os nossos passos no caminho da paz e da santidade.


Oração

Senhor nosso Deus, que fizestes resplandecer na virgem Santa Beatriz o altíssimo dom da contemplação e a adornastes com a singular devoção à Imaculada Conceição da Virgem Maria, concedei-nos que, seguindo o seu exemplo, busquemos na terra a verdadeira sabedoria, para merecermos contemplar no Céu a glória do vosso rosto. Por Nosso Senhor.



Laudes de hoje
.
.

2 comentários:

Je Vois La Vie en Vert disse...

O Senhor levou o meu amigo mas deve ter sido acompanhado pela Nossa Senhora e acolhido pelos que amava porque ele faleceu com o sorriso nos lábios.

Verdinha

joaquim disse...

Sem dúvida Verdinha e descansa agora no Céu, na companhia dos santos.

Rezamos contigo.

Um abraço amigo em Cristo