7 de dezembro de 2010

Imaculada Conceição

Há palavras na língua portuguesa que dizem tudo… há palavras que não precisam ser explicadas para ser por todos bem entendidas. Há Palavras que pela sua densidade, pela sua força dizem tudo… Um exemplo claro de uma palavra deste tipo é a Palavra MÃE!
Esta Palavra “Mãe” é de certo das mais lindas que tem a nossa língua e de certo a todos mais coisas profundas diz.
Quando dizemos Mãe está tudo dito… Falamos do amor que lhe temos, da saudade que temos pela distância ou separação física… quando dizemos mãe falamos de disponibilidade de entrega total de amor no sentido mais profundo e puro…
Durante muitos anos, este dia 8 de Dezembro era o dia da Mãe… Depois por motivos comerciais e para que não houvesse no mesmo mês a comemoração do Natal e esta festa de homenagem às mães passou-se esta comemoração para o primeiro domingo de Maio.
A Igreja hoje celebra a festa desta Mãe celeste que todos temos e que honramos como Imaculada Conceição. Celebramos esta certeza de fé que a Mãe de Jesus foi concebida sem mácula do pecado original… Deus quis, em ordem aos méritos futuros de Nossa Senhora, conceder-lhe esta graça especial de ser preservada do Pecado Original.
Nossa Senhora é esta Mãe que sempre acompanha, que vive para Jesus e para que Jesus cumpra a sua missão. Maria é esta mãe que agora, sempre atenta, roga por nós, intercede por todos e cada um de nós a Jesus.
Esta festa de Nossa Senhora é a festa desta Mãe que une o Céu e a terra… é a festa dos homens e a festa de Deus porque Nossa Senhora é aquela que sendo humana sempre esteve bem próximo de Deus e agora estando junto de Deus para Deus quer atrair todos os humanos.
Celebrar a Festa da Imaculada Conceição é fazer festa na Igreja porque honramos a mãe de Jesus e a nossa mãe, honramos aquela que no seu seio uniu o céu e a terra quando acolhe Jesus e quer acolher nos a nós para nos conduzir a Jesus. Esta festa deveria ser a festa dos Jovens… Maria era muito jovem quando Deus lhe pediu esta missão tão importante de ser Mãe do Salvador. Maria deveria ser o grande modelo para os jovens… modelo de entrega e confiança em Deus, modelo de inocência e pureza de verdade permanente, modelo de humildade sincera.
Também esta festa da Imaculada deveria ser a grande festa que Portugal deveria ter e fazer. A Imaculada Conceição é a Padroeira da nossa Nação. (o rei D. João IV entregou a nossa Senhora a coroa e mais nenhum rei em Portugal a usou)
Infelizmente é uma padroeira desconhecida e esquecida. Portugal está preocupado com outras coisas que julga mais importantes mas que no fundo pouco importam quando comparadas com a verdade que a Imaculada testemunha. Que a Imaculada, nossa padroeira, abençoe a nossa nação e nos dê lideres sociais capazes de se esquecerem um pouco de si para verdadeiramente servirem o nosso país e as pessoas que aqui vivem.
Hoje com simplicidade deveríamos olhar para uma qualquer imagem de nossa Senhora e pensar apenas nesta palavra…. MÃE! E assim descobrir todo o amor que Nossa Senhora tem por todos nós. E todos procurássemos de alguma forma ser mais santos e puros como ela foi.
A festa da Imaculada Conceição é também um desafio para nós que precisamos constantemente de lutar pelo bem e fugir ou destruir o mal. Em Maria o Pecado das Origens é vencido porque dela nasce o Salvador. É o desafio da vida… amar o bem e largar o mal. O sentido profundo desta festividade é contemplar Maria como aquela que cumpre plenamente a sua vocação. Aquela que sempre confiou e amou sem reservas a vontade de Deus para ela. Quem quiser ser feliz… quem quiser como Maria alcançar a santidade terá de buscar o sítio onde Deus, em cada circunstância, o quer para realizar a sua vocação.
Este dia 8 de Dezembro, a meio da caminhada de Advento – a caminho da luz do presépio – é um convite à Esperança. Uma esperança que não engana… temos no Céu esta mãe que tendo sido preservada do pecado original sempre aguardou a vontade de Deus com alegria, confiança e esperança verdadeira.
Que a Imaculada Conceição abençoe todas as mães… as que vivem na terra e as que vivem no céu. Que abençoe os jovens para que como ela sejam generosos e encontrem o seu caminho na fidelidade à voz do coração e que ajude a nosso país que a tem como padroeira e de forma especial abençoe esta nossa Paróquia.

1 comentário:

Maria Luiza disse...

Espetacular o conteúdo do texto sobre nossa querida mãezinha. Abraços!