17 de julho de 2009

Preenche-nos, Senhor!

"S. Paulo diz-nos que Jesus se esvaziou a si mesmo, tomando voluntariamente a condição de servo, tornando-se nosso semelhante e identificando-se connosco, apesar da Sua condição divina ou para melhor a manifestar (Filipenses 2:7). À medida que envelhecemos, vamos também passando por uma experiência de esvaziamento. Na primeira metade da vida, construímo-nos como seres humanos, preenchemo-nos, adquirimos competências, ganhamos o amor de outros, acumulamos bens, reputação ou poder - seja a nível doméstico, do nosso pequeno mundo, seja em maior escala, num mundo alargado. Vem depois o tempo em que começamos a perder o que ganhámos. Vamos perdendo aqueles a quem amámos e nos amaram; as nossas capacidades e competências começam a tornar-se obsoletas e a memória incerta. A reputação, os bens ou o poder que adquirimos podem extraviar-se ou perder-se. S. João da Cruz, ao escrever A Noite Escura da Alma, vê em todas estas perdas a mão de Deus: à medida que o ego diminuiu, cresce no nosso coração um espaço que só Deus pode preencher.

Só Deus nos basta: querer mais é querer o supérfluo."

4 comentários:

  1. uau. Gostei da meditação!
    Que assim seja!

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Santo António pela graça concedida ao recuperar um objecto perdido logo após ter rezado o responso.
    Muito grato pela ajuda.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado santo antonio pela graça alcançada devolveram minha carteira que havia perdido muito obrigado

    ResponderEliminar
  4. Santo Antonio ajude me a encontrar um tecido que perdi e não consigo encontrá-lo de jeito nenhum.

    ResponderEliminar

Madre Teresa de Calcutá : "O meu segredo? Eu oro!"