.
.
Memória
Nasceu na Panónia cerca do ano 316, de pais pagãos. Depois de receber o Baptismo e de renunciar à carreira militar, fundou um mosteiro em Ligugé (França), onde levou vida monástica sob a direcção de S. Hilário. Foi depois ordenado sacerdote e, mais tarde, eleito bispo de Tours. Foi modelo insigne de bom pastor; fundou outros mosteiros, dedicou-se à formação do clero e à evangelização dos pobres. Morreu no ano 397.
Invitatório
Ant. Ao celebrarmos a memória de São Martinho, vinde, adoremos o Senhor.
Salmodia
Salmos e cântico do Domingo I.
Ant. 1 Martinho, sacerdote de Deus, entra na alegria do reino de meu Pai.
Ant. 2 Com os olhos e as mãos sempre levantados para o céu, o seu espírito incansável permanecia em oração. Aleluia.
Ant. 3 Martinho foi recebido com alegria no seio de Abraão; Martinho, pobre e humilde, entrou rico no reino dos Céus. Aleluia.
Leitura breve Hebr 13, 7-8
Lembrai-vos dos vossos chefes que vos anunciaram a palavra de Deus, e, considerando o êxito da sua carreira, imitai a sua fé. Jesus Cristo é sempre o mesmo, hoje e ontem e por toda a eternidade.
Responsório breve
V. Sobre ti, Jerusalém, coloquei sentinelas.
R. Sobre ti, Jerusalém, coloquei sentinelas.
V. Para anunciar dia e noite o nome do Senhor.
R. Coloquei sentinelas.
V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Sobre ti, Jerusalém, coloquei sentinelas.
Ant. Bened. Homem ditoso, cuja alma entra no Paraíso! Alegram-se os Anjos, exultam os Arcanjos; o coro dos Santos e a multidão das Virgens o aclamam dizendo: «Fica connosco para sempre».
Oração
Senhor, que fostes glorificado pela vida e pela morte do bispo São Martinho, renovai em nossos corações as maravilhas da vossa graça, de modo que nem a morte nem a vida nos possam separar do vosso amor. Por Nosso Senhor.
Das Laudes de hoje.
.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário